fonte: irm. boa morte facebook |
PRESERVAÇÃO
DA MEMÓRIA DAS MULHERES – IRMANDADE DA
BOA MORTE (translation below)
Muitas
pessoas pensam que a memória é alguma coisa particular. E, é.
Mas,
somente sobre suas coisas particulares e íntimas. Pois, nas demais coisas, ou
melhor, acontecimentos que envolvam pessoas e interesses contraditórios ou
mesmo comuns, inda quando presente na vida de uma ou poucas pessoas trata-se de
Memória Coletiva, ou simplesmente, Memória.
fonte: ipac |
Quando
grupos e subgrupos sociais festejam; admiram; relembram; repetem; comem;
dormem, e demais, em acontecimentos ou sobre acontecimentos, estão de verdade PRESERVANDO
A SUA MEMÓRIA. A preservação da memória Coletiva se dá ao se ter conhecimento
de como se prepara dada comida tradicional de dada Cultura; se dá quando se
utilizam dadas vestes; se contam dadas histórias; se cantam dadas músicas, se
acreditam em dados elementos sacralizados, e dentre tantas outras formas de
preservação da memória coletiva, quando se festejam certas datas.
origem: irm. boa morte facebook |
As
mulheres precisaram, na época, de uma confraria, na qual fizesse parte como
representante presente, já que a maioria das ordens eram masculinas, e
atendesse aos seus interesses. Ou seja, a Irmandade da Boa Morte, assim como as
demais, era uma entidade política e social, com intenções e ações
abolicionistas. A renda obtida por essas mulheres advinha da doação de suas próprias
joias, esmolas coletadas, venda de produtos, e outros, com objetivo de compras
de alforrias de escravos, realização de festejos, culto, para caridade,
vestuário, pecúlio de incapacitados e funeral.
As
mulheres da Irmandade da Boa Morte, para serem aceitas, têm que ter mais de
cinquenta anos. Ao entrar na Ordem, têm que aprender sobre sua história, sua manutenção
e segredos litúrgicos ligados ao Culto aos Orixás de origem africana, e passar
por um preparo inicial de três anos. É uma Instituição altamente hierarquizada,
na qual, AS MULHERES MANDAM, e ainda hoje, no Século XXI, PRESERVAM A MEMÓRIA
COLETIVA DAS MULHERES BAIANAS E BRASILEIRAS, por meio do exercício diário e
cuidado de sua Ordem, expostos ao Público todos os anos, por meio dos festejos
que vão de 13 a 17 de agosto. Na Ordem comandada por mulheres, quem ascende
é uma mulher: Nossa Senhora da Boa Morte.
A
Preservação da Memória, segundo a Museologia, não se dá obrigatoriamente nos
espaços fechados dos Museus e Memoriais. É um fenômeno, dentre outros,
cultural, social, político, econômico, portanto, técnico e teoricamente museológico,
porém, como consequência, somente existe a partir dos desígnios dos subgrupos e
grupos sociais, de acordo com os interesses desses mesmos grupos. Portanto, a
Memória se Preserva por meio de Bens Materiais e Imateriais, como a Festa da
Irmandade da Boa Morte, na Bahia.
AO PRESERVAR A SUA MEMÓRIA, AS PESSOAS
REAFIRMAM SUA CIDADANIA E CONDUZEM SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.
Ângela
França de Brito. SSA-BA, 15 de agosto de 2015.
PRESERVING
THE MEMORY OF THE WOMEN-SISTERHOOD OF THE GOOD DEATH
Many people think that memory is something particular.
And, it is.
source: irm. boa morte facebook |
But, only about their private and intimate things.
Yes, other things, or rather, events involving people and conflicting interests
or even common, yet when present in the life of one or few people these are
collective memory, or simply, memory.
When social groups and sub-groups celebrate; admire;
recall; Repeat; eat; sleep, and other, in events or events are really PRESERVING
their memory. The preservation of the collective memory if you have knowledge
of how to prepare traditional food, given culture; When using given robes;
are given stories; If sing given, if you believe in data elements considered sacred,
and among many other forms of preservation of collective memory, when you
celebrate certain dates.
When in the 19th century, women black and mestizo
Bahian, descendants of slaves created the Sisterhood of the Good Death in the
town of Cachoeira, Bahia, already gathered worshiped and practiced their rituals
to Lady of Glory and Good Death, in the Church of Dimples in Salvador, in
which, together with religious rituals Catholic Christians, practicing the
religious rituals of Candomblé. Historians such as João José Reis, Luís Claudio Dias
Nascimento, Odorico Tavares,
disagree as the initial sources of the religious exercise of the Sisterhood of
the Good Death, and alludes to the cult held at Church of Ordem Terceira do
Carmo, Church, all located in the city of Salvador. Specifically, the historian
Odorico Tavares, assigns the date of
1820, the change of the brotherhood to the city of Cachoeira, in the Recôncavo.
Women needed, at the time, a brotherhood, in which a
part as a representative gift, since most orders were male, and meet their
interests. In other words, the Sisterhood of the Good Death, just like the
others, was a social and political entity, with intentions and actions
abolitionists. The income obtained by these women guess the donation of their
own jewelry, alms collected, selling products, and others, with the objective
of freedom purchases of slaves, realization of celebrations, worship, charity,
clothing, provision of disabled and funeral.
source: irm. boa morte facebook |
Women of the Sisterhood of the Good Death, to be
accepted, they have to have more than 50 years. Upon entering the order, have
to learn about its history, its maintenance and secrets connected with the
liturgical worship the Orishas of African origin, and go through an initial
three-year preparation. Is a highly hierarchical Institution, in which, the WOMEN
SEND, and even today, in the 21st century, PRESERVING THE COLLECTIVE MEMORY OF
THE BAHIAN AND BRAZILIAN WOMEN, through daily exercise and care of your order,
exposed to the public every year, by means of the festivities ranging from 13
to 17 August. The order commanded by women, who ascends is a woman: Our Lady
of the Good Death.
The preservation of memory, according to the Museum,
not necessarily in the enclosed spaces give Museums and Memorials. It is a
phenomenon, among others, cultural, social, political, economic, therefore technical
and theoretically museology, however, as
a result, only exist from the designs of the subgroups and social groups, in
accordance with the interests of these same groups. Therefore, the Memory Preserved
by means of material and immaterial goods, as the Party of Sisterhood of the Good Death, in Bahia.
TO PRESERVE THEIR MEMORY, PEOPLE REAFFIRM THEIR
CITIZENSHIP AND CONDUCT THEIR OWN HISTORY.
Ângela
França de Brito. SSA-BA, August 15, 2015.