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Graduou-se na Faculdade de
Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (FAUFBa) em 2002, com
passagem pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto entre 2000 e
2001. Seu trabalho final de graduação, “Sinagoga de Salvador”, foi indicado ao
Prêmio Ópera Prima 2003, recebendo prêmio de menção honrosa.
Entre 2001 e 2010 colaborou
com os arquitetos Paulo Ormindo de Azevedo (Salvador), Camilo Baiardi
(Salvador), António Menéres (Porto), Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci (SP) e
Marcio Kogan (SP), em trabalhos de projeto e construção, dentre os quais
destacam-se o projeto do Museu da Misericórdia no edifício sede da Santa Casa
de Misericórdia da Bahia, junto ao arquiteto Paulo Ormindo de Azevedo, os
projetos para Requalificação Urbana e novo conjunto habitacional em São Bartolomeu e o
projeto Cidade Baixa (ambos junto a Brasil Arquitetura)
e a construção da Casa da Bahia (junto ao Studio MK27).
Em 2007 completou o Mestrado
em Arquitetura e Urbanismo no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e
Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFBa, tendo a dissertação “Sinagogas
do Pós-Guerra: 1950-2007”, aprovada com distinção.
Sede e Sinagoga da Sociedade
Israelita da Bahia / Sergio Kopinski Ekerman
Atendendo à necessidade de
adaptar o funcionamento da comunidade às mudanças ocorridas em seus sessenta
anos de existência foi preciso buscar um novo lugar, acessível ao pedestre e na
área de expansão da cidade, onde reside a maior parte das famílias hoje sócias
da SIB.
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Tal área será ocupada por
uma construção multiuso, que agrega o uso religioso ao uso
comunitário, respeitando a função básica da sinagoga de ser o Beit
Ha-Knesset (Casa da Congregação), o Beit Ha-Tefilah (Casa
da Oração) e o Beit Ha-Midrash (Casa do Estudo), consolidando
o desejo de unificação das sedes religiosa e social num só edifício.
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O partido adotado responde
ao programa religioso,
educativo e social proposto, bem como adapta-se aos restritos parâmetros
urbanísticos da área, buscando expressar o caráter agregador da sede
multifuncional através de um volume único e horizontal.
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ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 07/05/2016