Advertisement

ARQUITETO/SINAGOGA - SERGIO KOPINSKI EKERMAN

fonte: archdaily



fonte: sergioekerman site
Graduou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (FAUFBa) em 2002, com passagem pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto entre 2000 e 2001. Seu trabalho final de graduação, “Sinagoga de Salvador”, foi indicado ao Prêmio Ópera Prima 2003, recebendo prêmio de menção honrosa.
Entre 2001 e 2010 colaborou com os arquitetos Paulo Ormindo de Azevedo (Salvador), Camilo Baiardi (Salvador), António Menéres (Porto), Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci (SP) e Marcio Kogan (SP), em trabalhos de projeto e construção, dentre os quais destacam-se o projeto do Museu da Misericórdia no edifício sede da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, junto ao arquiteto Paulo Ormindo de Azevedo, os projetos para Requalificação Urbana e novo conjunto habitacional em São Bartolomeu  e o projeto Cidade Baixa  (ambos junto a Brasil Arquitetura) e a construção da Casa da Bahia  (junto ao Studio MK27).
Em 2007 completou o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFBa, tendo a dissertação “Sinagogas do Pós-Guerra: 1950-2007”, aprovada com distinção.




Sede e Sinagoga da Sociedade Israelita da Bahia / Sergio Kopinski Ekerman


Atendendo à necessidade de adaptar o funcionamento da comunidade às mudanças ocorridas em seus sessenta anos de existência foi preciso buscar um novo lugar, acessível ao pedestre e na área de expansão da cidade, onde reside a maior parte das famílias hoje sócias da SIB.
fonte: archdaily

Tal área será ocupada por uma construção multiuso, que agrega o uso religioso ao uso comunitário, respeitando a função básica da sinagoga de ser o Beit Ha-Knesset (Casa da Congregação), o Beit Ha-Tefilah (Casa da Oração) e o Beit Ha-Midrash (Casa do Estudo), consolidando o desejo de unificação das sedes religiosa e social num só edifício.

fonte: archdaily
O partido adotado responde ao programa religioso, educativo e social proposto, bem como adapta-se aos restritos parâmetros urbanísticos da área, buscando expressar o caráter agregador da sede multifuncional através de um volume único e horizontal.

fonte: archdaily




fonte: archdaily

fonte: archdaily
fonte: archdaily



ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 07/05/2016