Advertisement

ALGO DE MALIGNO - MACBETH E NÓS AQUI

fotg. ângela frança de brito - 2016

ALGO DE MALIGNO – MACBETH E NÓS AQUI
(translate google in blog)

fonte: google
 diz a bruxa: “_ meu dedão está coçando. vem algum patife andando. ferrolhos, fora! estamos na hora.”, prevendo a chegada de macbeth, e seu conventículo já sabendo ao que ele vinha.

macbeth, personagem, que de general queria ser rei e para tanto não hesitou em trair e matar. algo de maligno preenchia tal homem, os assassinos o compreendiam, sua esposa lady macbeth, o apoiava. ele queria ser rei...

a peça de shakespeare lembra de nós de nossa terra, que pode ser no brasil, na guiné, na finlândia, na venezuela, nos emirados árabes, ou na pequena fiji. o desejo desmesurável faz com que os malfeitores, os complexados, e os abestalhados se conjuntem de modo a fazer volume em dada sociedade, e assim forjar novas ideologias, inda que sejam similares às velha ideologias, e movimentar as coisas de modo a que seu “fado” seja materializado.

em certos momentos, os agrupamentos humanos, sejam de cem pessoas, sejam de cem milhões, vêm-se envolvidos em certos dramas, que parecem obras do “destino”. mas, que nada! como bem respondeu o assassino: “ sim, milorde; no fundo de uma vala, tendo vinte feridas na cabeça, das quais uma qualquer já fora mais que suficiente.”. são obras das mentiras e atos imundos humanos!

é difícil se afastar de tais momentos. são grandiosos, não de honra, são volumosos quanto à turba, mesmo quem não se envolve diretamente,  acaba sendo conspurcado pela sujeira que respinga para todos os lados. vai, falem bruxas: “_cheio o regaço tinha de castanhas a mulher de um marujo, e mastigava, mascava, mastigava. "cede-me uma", lhe disse. "vai-te embora, bruxa!" grita-me a gorda comedora de babugem. em caminho de alepo está o marido, como chefe do "tigre". mas como rato cotó numa peneira vou só. e roque, roque, roque!’.

o tempo é curto. a crise financeira é uma lástima. os estudos chamam. a incompletude é um fato. vamos terminar por aqui...

vai leitoras, vai leitores: leiam mais shakespeare, e pensem antes de acreditar.




ângela frança de brito. Salvador-bahia-brasil. 29/08/2016