Advertisement

MÓVEIS CONTEMPORÂNEOS BRASILEIROS

fonte: modernidademoveis site



(user translator)

"A marca do móvel moderno no Brasil tem a madeira como sua principal sintaxe radiadora de formas e técnicas construtivas. Esta qualidade procede principalmentepela abundância de espécies no território. Hoje vamos destacar três grandes nomes da arquitetura e designer de mobiliário nacional. São eles Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Sérgio Rodrigues.

Lúcio Costa, é conhecido mundialmente pelo Projeto Piloto de Brasília. No concurso, concorrendo
fonte: bontempo site
com grandes empresas internacionais, que apresentaram projetos coloridos de alto efeito, Lúcio entregou à Comissão Julgadora apenas um rabisco a lápis, feito displicentemente sobre o papel, dando à cidade a aparência de um avião, com asa norte, asa sul, cabine e corpo. O projeto encantou os grandes arquitetos internacionais que formavam a comissão e levou o prêmio vencedor.


fonte: bontempo site
O Prédio do Ministério da Educação, construído entre 1936 e 1945, foi a grande vitrine de Lúcio Costa. Com a orientação do arquiteto francês Le Corbusier, de quem Lúcio Costa era grande admirador, o edifício teve a decoração interna a cargo de Portinari e seus discípulos, com a participação de artistas do Grupo Santa Helena na parte dos azulejos. Por indicação de Rodrigo Melo Franco de Andrade, foi nomeado para dirigir a Escola Nacional de Belas Artes, o jovem arquiteto Lúcio Costa, com a missão de renovar o ensino das artes plásticas e implantar um curso de arquitetura moderna.
Entre os alunos da renovada escola de arquitetura estava o jovem Oscar Niemeyer. (...)"
















fonte: modernidademoveis site














fonte: bontempo site



fonte: modernidademoveis site




+: 



ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 12/09/2016