Advertisement

SAMBA! QUANDO DOU MINHA RISADA HÁ! HÁ!


fonte: google










fonte: google


















samba! quando dou minha risada há! há!

samba! when i give my laugh há! há!



tá bom!”.
existem relatos de descendentes de dados povos de regiões da áfrica, que tiveram muitos dos seus enviados pelos europeus como escravos e escravas ao brasil, que, ainda na atualidade, são chamadas-os de “brasileiras-os” pelos demais. em verdade, essas pessoas descendem de remanescentes de africanas-os libertadas-os após o sistema de escravidão ser definitivamente proibido no brasil, em 1888.

diga-se de passagem, nesse período, somente pessoas que nasceram fora do brasil, ainda eram mantidas sob o regime da escravidão. estes eram chamados: “negros”, pois fora este 'apelido' que europeus servos, denominaram quem não era da europa, já no século xix, quando inventivava novas formas de usurpar as terras, e bens de outros povos fora do continente europeu.

no brasil, as pessoas nascidas no país eram identificadas e se identificavam como: mulatas-os; pretas-os; brancas-os; mamelucas-os, e demais tipos humanos classificados de acordo com sua ascendência, inclusive indígena, devido à grande mestiçagem que caracteriza fundamentalmente a civilização brasileira. a começar de seu início, ainda nos primórdios do século xvi, quando os primeiros seres humanos brasileiros nasceram a partir da união entre “guaibimpará”, que passou a ser conhecida como, “catarina álvares paraguaçú”, índia tupinambá, e“diogo álvares correia”, apelidado pelo povo tupinambá, daregião do atual estado da bahia, como, “caramurú”.

portanto, causa uma certa surpresa e tristeza ao povo brasileiro, quando governantes, assessorados por pequenos grupos com interesse de dominação e lucro, na atualidade, quer “batizar” o povo brasileiro como: ou, negros, ou brancos. intento que dificilmente se croncretizará a grosso modo, porque simplesmente o povo brasileiro sabe exatamente quem é.

nos finais do século xix ocorreu fato similar, quando pequenos grupos. pensando em manter seu privilégios. impuseram a ideologia do “branco”, enquanto o governo brasileiro, da época, impedia por lei, a vinda de pessoas africanas para o brasil, ao mesmo tempo em que incentivava a larga imigração europeia e de japoneses para seu território. não lograram êxito no século subsequente, e, é possível que também não logrem êxito nesta empreitada “do mal”, no decorrer deste século xxi. somente o tempo dirá...

pois bem, os “tá bom!” (como se referiam os antigos africanos, mulheres e homens, que retornaram à áfrica no século xix, ao povo brasileiro) foram identificados dessa forma, porque para o humano e alegre povo brasileiro, “qualquer prazer lhe diverte”. sempre procuram transformar as coisas ruins em coisas boas, e, isso é o que faz a civilização brasileira ser deslumbrante. e seu povo, uma nova humanidade.


uma dessas coisas boas criadas pelos “tá bom!”, o samba de roda da bahia, tem datação inicial identificada, até o presente momento, a partir de 1860. foi declarado como patrimônio cultural do brasil em 2004, e como obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela unesco no ano de 2005. tem uma variedade chamado “samba-chula”, o qual, o mais conhecido vem da vila de são braz, no município de santo amaro-bahia. uma especie de samba rural, caracterizado pelo canto em duas vozes, percussão, e o que sensivelmente lhe individualiza, um instrumento chamado “machete”, também de cunho rural, cujo som específico e lindo comanda o tempo, o espaço, e a dança, do samba-chula.



como o samba-de-roda exige sempre mais, e, talvez por isso, as sambadoras e sambadores, em muitas ocasiões gritam: “agora vou até de manhã!”, quando estão no samba, é possível que esse texto tenha continuação. por enquanto, escutem o grupo “samba-chula de são braz”. a frase da música desses caras: “quando dou minha risada, há há” (título do cd de 2009), resume com mestria, o que são de fato, e o que têm de melhor os “tá bom!”.

tum tum tum bateu na porta, levanta maria vai ver quem é,
tornou bater, levanta maria vai ver você...”
(faixa 08 do cd, 'quando dou minha risada há há')

afe maria! tá bom demais!!! vou até de manhã!

ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 15/01/2017