Advertisement

TOMIE OHTAKE - ABSTRAÇÕES

fonte: caixa cultural salvador





exposição


"Considerada um dos maiores nomes da arte brasileira no século XX, Tomie Ohtake dedicou sua vida ao abstracionismo. A mostra “Cor e Corpo”, inédita na Bahia, traz gravuras, esculturas e pinturas que revelam a maestria dos seus mais de 60 anos de produção ininterrupta.

fonte: caixa cultural salvador
Formas orgânicas e fluidas somam-se a curvas e cores, em obras que perpassam por diversos períodos criativos da artista. Sob a curadoria de Carolina De Angelis e Paulo Miyada, a exposição reúne esculturas, pinturas e, entre as gravuras, serigrafia, litografia e gravuras em metal. Comum a todas elas, a nomeação “Sem Título”, opção que evidencia o anseio de Tomie Ohtake em promover a reflexão e livre associação do observador.
Apesar de não trabalhar uma temática específica, sendo a própria expressão plástica visual o tema que permeia toda sua obra, é possível destacar no trabalho da artista características que remetem a formas da natureza, elementos humanos, marítimos e cósmicos, ou ainda associadas à progressividade do crescimento e fecundação. (...)".

Data: 08/03/2017 a 23/04/2017
Horário: das 9h às 18h, de terças-feiras a domingos
Horário da Bilheteria:
Local: Caixa Cultural Salvador-Bahia
Entrada: Entrada franca







biografia

fonte: inst. tomie ohtake
"Tomie Ohtake nasceu em Kyoto, no Japão, dia 21 de novembro de 1913, onde fez seus estudos. Em 1936 chegou ao Brasil para visitar um de seus cinco irmãos. Impedida de voltar, devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando no país. Casou-se, criou seus dois filhos, e com quase 40 anos começou a pintar incentivada pelo artista japonês Keiya Sugano.

A carreira atingiu plena efervescência a partir dos seus 50 anos, quando realizou mostras individuais e conquistou prêmios na maioria dos salões brasileiros. Em sua extensa trajetória participou de 20 Bienais Internacionais (seis de São Paulo, uma das quais recebeu o Prêmio Itamaraty, Bienal de Veneza, Tóquio, Havana, Cuenca, entre outras), e contabiliza em seu currículo mais de 120 exposições individuais (em São Paulo e mais vinte capitais brasileiras, Nova York, Washington DC, Miami, Tóquio, Roma, Milão, etc) e quase quatro centenas de coletivas, entre Brasil e exterior, além de 28 prêmios.

fonte: inst. tomie ohtake
A obra de Tomie destaca-se tanto na pintura e na gravura quanto na escultura. Marcam ainda sua produção as mais de 30 obras públicas desenhadas na paisagem de várias cidades brasileiras como São Paulo (Av. 23 de Maio, 1988; Anhangabaú, 1984; Cidade Universitária, 1994, 1997 e 1999; Auditório Ibirapuera, 2004; Auditório do Memorial da América Latina, 1988; Teatro Pedro II em Ribeirão Preto, 1996; entre outras), Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Araxá e Ipatinga, feito raro para um artista no Brasil. Entre 2009 e 2010, suas esculturas alcançaram também os jardins do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio e a província de Okinawa, no Japão. Em 2012, ainda, foi convidada pelo Mori Museum, em Tóquio, a produzir uma obra pública que situa-se no jardim do edifício. (...)".





ângela frança de brito.  salvador-bahia-brasil, 13/03/2017