SÓCRATES É QUEM FEZ BEM...

contam por aí, nos livros de filosofia, que sócrates não deixou escrita sequer uma linha de seus ensinamentos filosóficos. o que sabemos da filosofia socrática é narrada por seu discípulo platão.

desde a antiga grécia da filosofia, mitologia, do drama e comédia, do ômega, pi, e demais... a chamada cultura 'ocidental', vem discutindo, muitas vezes! só especulando, tantas outras vezes, sobre o quase 'dever'  do ser humano saber quem é!

bem depois, já na contemporaneidade, sartre afirma que: 'toda consciência é consciência de si mesmo". eu pergunto: e daí? partindo de pensadores europeus, elucubrações como essa, me soa,  um tanto débil, pois, de antemão, me exibe a ideia de que aquele povo, ou deixou de saber quem é, ou ainda não descobriu quem seja. e penso: por que então querem que os outros saibam? e, por que desde séculos passados, insistiram,  muitos ainda insistem, em não admitir que outros povos 'saibam' quem são, já que os costumes do 'outro' ainda lhes causa estranheza?

quando reflito sobre essas coisinhas, nem sempre chego à conclusão alguma, entretanto, sempre me deixo levar pelas afirmativas pessoais, afinal isso é mais fácil! e passo a acreditar, mesmo que por pouco tempo, que tantos os indivíduos, quantos os pequenos grupos, que compõem as coletividades, os países, sabem bem o que são, e demonstram aos outros exatamente o que sabem que são, mesmo sabendo que os demais, inda que não saibam o que eles são, pensarão sobre o que eles, ao menos, possam ser... ângela frança de brito. ssa-ba, 12/08/2010