afirma a antropologia, que os signos e os símbolos são imprescindíveis no processo da afirmação de nossa humanidade. já psicanalistas, como jung por exemplo, percebem os signos e símbolos, como elementos que dão significado inteligível, ao nosso inconsciente, obviamente, depois de serem interpretados. para os arrogantes, e ignorantes, bem, esses, em primeiro lugar, costumam "misturar" signos e símbolos em uma mesma "panela". por tal motivo, geralmente confundem: apossar com merecer; usurpação com direito; justiça com jurídico, respeito com medo, história e civilização com a reles e duvidosa apropriação que o português pedro primeiro deixou à segunda capital do brasil.
reparem; a bahia aconteceu, há quinhentos anos atrás, e deu-se civilização, por acontecimentos históricos. ninguém pediu! mas, o povo baiano fez por merecer sua cultura e história, e, quer queiram ou não, é a quem o "ingrato" brasil deve sua origem e civilização, e, reparem, olha que muitos dos que esse país acolheu, para poderem ao menos ter a perspectiva de deixar outra geração, ou simplesmente, encontrarem o que comer, e não serem mortos, por perseguições inúmeras, em suas terras de origem, ainda dizem, que o brasil não tem civilização. reparem, se o brasil não tem civilização, os demais recantos brasileiros, resolvam isso afinal. mas, a bahia tem.
não é que percorrendo a montanha, comércio, adentrando o pelourinho... ultimamente somente tenho a impressão que a civilização baiana vem sendo destruída? e de forma violenta, pois, o patrimônio arquitetônico em ruínas, dá-me a impressão de que bombardearam salvador!
alardeem mulheres baianas! alardeem homens baianos! alardeem crianças baianas! alardeem velhas e velhos marinheiros baianos! nossa terra está sendo destruída violentamente, por bombardeio inimigo! pois somente inimigos, destroem o patrimônio alheio... ops! eis que a tentativa insistente em desmoralizar nossa civilização, vem sendo causada, principalmente, por vis baianas e baianos que se aliam às pessoas que vêm de longe apenas pensando no lucro fácil, aproveitarem-se de nossa fama, de nossas coisas, de nossas tradições, principalmente comercialmente, afinal, nunca fizeram nada por suas respectivas terras, porque fariam pela bahia?
obviamente, a italiana bo bardi responsável por belos elementos arquitetônicos existentes na bahia, não faz parte desse tipo de gente, carybé, não faz parte desse tipo de gente, nem tampouco tanta gente genial de outras partes do brasil e do mundo, que sempre veio enriquecer nossa civilização, por favor "esse tipo de gente" boa e genial, venha para bahia urgente, porque senão, terá mais espaço para a gente ruim e medíocre, que nos assola atualmente...
ai que saudade eu tenho da bahia! quero minha terra de volta antes que acabe! as mulheres baianas, os homens baianos, as crianças baianas, as velhas e os velhos marinheiros estão silenciando... ângela frança de brito; ssa-ba; 01/10/2011