Advertisement

VIVADANÇA - Festival Internacional Vivadança 2013

 
"O Festival
Reunir pessoas, permitir novas vivências, promover conexões, estimular a diversidade, democratizar o acesso ao palco e ao teatro, celebrar a dança. Com esses objetivos surgiu, em 2007, o VIVADANÇA Festival Internacional, batizado inicialmente com o nome de Mês da Dança no Vila, no Teatro Vila Velha. Sete anos após a sua criação, é possível perceber o quanto o festival cresceu, amadureceu e se reinventou.
Em 2013, o festival conta com produções e profissionais de onze países: França, Japão, México, Estados Unidos, Bolívia, Colômbia, Israel, Canadá, Portugal e Chade, além do Brasil. Entres os estados brasileiros, representante do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão. A programação contará com cerca de 60 apresentações, entre as cidades de Salvador, Camaçari e Belo Horizonte.
Até chegar ao formato atual, o caminho foi longo e a ousadia fundamental. Em 2008, nasceu a mostra Casa Aberta, democratizando o acesso ao palco, com a participação de artistas amadores e escolas de dança. Neste mesmo ano, o festival recebeu, pela primeira vez, grupos internacionais. No ano seguinte, o festival surpreende mais uma vez, trazendo para os palcos a arte das ruas com a Mostra Hip Hop em Movimento.
A grande novidade em 2010 foi o Prêmio VIVADANÇA, criado com o intuito de estimular a cena baiana de dança, possibilitando a produção de um espetáculo inédito. Em 2011, o trabalho de formação de plateia se ampliou; parcerias foram realizadas com outros festivais; e o VIVADANÇA levou a sua programação para outros teatros de Salvador. O festival alçou vôos ainda mais audaciosos em 2012: parte da programação foi levada para as cidades de Belo Horizonte e Brasília.
Nesta sétima edição, o festival se interioriza ao levar espetáculos para o município baiano de Camaçari. Na programação, a novidade é a Varanda VIVADANÇA, que movimenta o Passeio Público com diversas atividades, inclusive exibição de vídeos (Cinemateca).
A história do VIVADANÇA revela o próprio espírito do festival, marcado pela diversidade e inventividade. Nesta grande confraternização da arte da dança, todos encontram espaço e dialogam, seja artista ou público, amador ou profissional, clássico ou popular, centro ou periferia. (texto informativo do site vivadança)."      recomendo a "varanda- vivadança", a vista da baía de todos os santos é fantástica. podem-se apreciar, música, dança, e a cinemateca, ou visitar os arredores do passeio público, local onde fica o teatro vila velha. ângela frança de brito. ssa-ba, 05/04/2013