Advertisement

SEBASTIÃO SALGADO: O FIM DA FOTOGRAFIA

fonte: terra.com



" os fotógrafos mais premiados e reconhecidos do mundo, Sebastião Salgado acredita que a fotografia está em processo de extinção e que a arte da qual ele é um dos maiores expoentes tem mais, no máximo, 30 anos de vida por conta, entre outros aspectos, de fenômenos como o aplicativo Instagram.
"A fotografia está acabando porque o que você vê no Instagram ou no telefone celular não é fotografia. Fotografia é um objeto materializado que você imprime, guarda e olha", definiu Salgado em uma conversa com um pequeno grupo de jornalistas ontem à noite, quando recebeu o prêmio personalidade França-Brasil, em reconhecimento por promover a cultura brasileira no exterior.
"A fotografia é o que os seus pais fizeram quando você era criança: revelaram um filme que fizeram de você na esquina; fizeram um álbum e guardaram essas fotos. A fotografia é algo intrínseco, que você toca. Hoje, o que existe é imagem. A imagem não é fotografia. Mudamos o conceito dela. Passamos para outra coisa. E estamos em processo de eliminação da fotografia. Não acredito que a fotografia vá viver mais do que 20 ou 30 anos. Vamos passar para outra coisa. Fotografia era uma memória, uma referência. Hoje, a imagem é uma linguagem. Instagram é outra coisa. O que eu faço não é isso. O que eu faço é fotografia. Isso é imagem, o que é outro conceito". (...)".
ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 29/10/2016