quando há cerca de 19.000 a.P (antes do presente), nas cavernas situadas em lascaux (frança), o ser humano primitivo usou pigmentos naturais e gordura animal para fazer suas pinturas rupestres, fez mais do que desenhos, demonstrou por meio de símbolos, seu cotidiano, seus anseios, e com isso promoveu a principal característica humana, de que é um ser com memória, capaz de pensar seu presente, e imaginar seu futuro (inda que não chegue a se realizar), e deixar as marcas de seu passado registradas, para que, ainda hoje, outros seres humanos possam ver e saber o que somos.
a possibilidade de receber e deixar sua herança cultural permite a humanidade, a consciência de que : além de visitar shoppings, comer e defecar, são indivíduos dentro de uma coletividade, e tem vontade, e te escolhas, e tem a intrínseca e intransferível necesidade de refletir e se expressar.
no caso da arte essa expressão é inesgotável, e é isso que faço já há tempos, e neste bordo deste blog, farei daqui prá frente. dearte. ssa-ba 27/07/2009.