Advertisement

A FLOR DO ESPINHEIRO ( DORNRÖSCHEN)


fotografias de â.f.b., do filme "malévola"
 pictures of â.f.b., from the movie "maleficent"

a flor do espinheiro (dornröschen)

(translation below)
“malévola”. filme  de 2014, com a atriz angelina jolie, (a fada má?); elle fanning (a dornröschen); sharlto copley (o infame plebeu e depois, rei), sam riley (o corvo-homem). dirigido por robert stromberg, a partir do roteiro escrito por  linda woolverton, uma mulher é claro!  mostra uma versão mais ‘século xxi’ dos chamados ‘filmes de princesas’ da disney. discurso mais afeito a atualidade. malévola aparece como uma fadinha menina, poderosíssima, que desde cedo sabia que sua missão era proteger a floresta e todos os seres encantados da maleficência humana. inserindo na história a tão propalada “preocupação” ambiental.  

eis que um belo dia, um garoto magro e famélico adentra o reino encantado e conhece a pequena fada de chifres e asas, lindas asas, fortes e altaneiras, que lhe davam a liberdade de percorrer os mundos e velar pelos seus. se conheceram e se gostaram, pelo menos a fadinha gostou do menino  “zé ninguém”, a quem lhe deu confiança, além do amor. tempos depois, muito, muito tempo depois, o infeliz garoto, já crescido, ao saber que para acabar com a guerra entre os mundos o rei daria a mão de sua filha a quem descobrisse uma fraqueza de malévola, e não é que o ainda insignificante, porém, já rapaz, foi até a jovem e poderosa fada, e a traiu de maneira vil?! tirou-lhe as asas. o rei ganhou a batalha, ele casou-se com a princesa, virou rei, entretanto, continuou a ser, um ser tão infeliz quanto antes...

o mundo encantado de malévola, sob seu sortílego comando, foi cercado por árvores retorcidas e zangadas, e espinhos, que jamais se abatiam. a jovem fada de alegre tornou-se amarga e vingativa, e quando “dornröschen” nasceu, adentrou, em grande estilo, o salão real e jogou a famosa praga do sono na bebezinha. o filme tem uma interessante pitada de humor, com as três fadas que se propõem a cuidar do bebê, até que crescesse. é justamente neste aspecto que reside o diferencial nesse conto. as três fadas não eram boas babás. afinal, quem disse que as fêmeas de fato têm que saber cuidar de crianças apenas porque são fêmeas?! principalmente se estas fêmeas forem mulheres ou, fadas...

quem teve que cuidar mesmo de “dornröschen” foi malévola! e quando a menina tornou-se  grandinha, sempre estava atrás dela, que tentou desprezá-la, no início, no entanto, quem resiste aos carinhos fofos de uma criança? malévola não resistiu e passou a amá-la... não dá para contar mais sobre o filme...

é importante notar a modificação do discurso a respeito das figuras representativas de determinados grupos com o passar do espaço tempo o qual chamamos história, e o quanto esse mesmo discurso muda quando as pessoas humanas requerem seus direitos, passando a exibir ao mundo a sua própria fala. demonstrado pelo fato desse filme ser baseado no roteiro de uma mulher. o que significa dizer, que a verdade sobre a historicidade das mulheres “bruxas” somente será mostrada à humanidade, quando as mulheres assim o fizer.

esta versão da ‘bela adormecida’,  já “suja” menos uma das  principais funções do cinema, que é mostrar a verdade como fantasia e não como mentira de um grupo apenas. assistam! e, principalmente, leiam as versões da ‘bela adormecida’ dos irmãos grimm; de perrault; e de giambattista basile. vão às bibliotecas, pesquisem e emprestem os livros, se puderem, comprem os livros porque, os livros são os amuletos da humanidade para a preservação de suas consciências.

ou não! se não quiserem. então acessem os links abaixo, e leiam minimamente:





the flower of hawthorn (dornröschen)


"maleficent".  2014 film, with actress angelina Jolie, (the bad fairy?);  elle fanning (dornröschen);  sharlto copley (the infamous commoner and then king), sam riley (the raven-man). directed by robert stromberg, from the screenplay by linda woolverton, a woman of course!  shows a version more  ' 21st century '  of the so-called ' princesses '  disney movies.  most controversy.  maleficent appears as a fairy girl, very powerful, that from an early age I knew their mission was to protect the forest and enchanted beings of human malfeasance. inserting in history to so much publicized "concern".

behold  a beautiful day,  a skinny boy and hungry enters the enchanted kingdom and meets the little fairy of horns and wings, great wings, strong and high-handed, that gave him the freedom to travel the world and ensure for his own. met and liked, at least the fairy liked the boy "john doe", who gave him confidence, other than love. later, a long, long time later, the poor kid, all grown up, knowing that to end the war of the worlds the king would give the hand of his daughter who discovered a weaknessof maleficent, and isn't that the still insignificant, but boy, went to the young and powerful fairy, and betrayed her vile way?!  took his wings. The King won the battle,  he married princess became king, however, continued to be a be as unhappy as before.

the  enchanted world of maleficent, under his command, witchcraft was surrounded by trees twisted and angry,  and thorns, which will never be cut.  the young cheerful fairy became bitter and vindictive, and when "dornröschen"  was born, entered, in style, the royal hall and played the famous plague of sleep on the baby girl. the film has an interesting hint of humor, with the three fairies who sets out to take care of the baby, until I grew up.  it is precisely in this respect that the differential in this tale. the fairies were not good sitters. after all, who said that the females actually have to know how to take care of children just because they are females? especially if these females are women or, fairies…

who had to take care even of "dornröschen" was maleficent! and when the girl has become a big girl, I was always behind her, who attempted to despise her, at first, however, to resist to the cuddly treats a child? maleficent couldn't resist and started to love her ... I can't tell you more about the movie ...

it is important to note the change in the discourse about the representative figures of certain groups over  time space  which we call history,  and how this same speech changes when the human beings require their rights to display to the world its own talks.  demonstrated that this film be based on the script of a woman. which is to say, that the truth about the historicity of the women "witches" will only be shown to humanity, when women do so.

this version of  ' sleeping beauty ', less  "dirty,"  but one of the main functions of the film, which is to show the truth as fantasy and not as a lie group only. watch! and, especially, read versions of the ' sleeping beauty ' the brothers grimm;  of perrault;  and giambattista basile. go to libraries, research and lend the books, if you can, buy the books, because books are the charms of humanity for the preservation of their consciences.

or not! if you don't want to. so to access the links below, and read minimally:





ângela frança de brito. ssa-ba, 31/10/2015