![]() |
origem: site tropicália |
'panis et circenses' - marisa monte
(translation below)
PANIS ET CIRCENSES
(Caetano Veloso e Gilberto Gil)
Eu quis cantar minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no lar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar, são as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei fazer de puro aço luminoso punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas na sala de jantar, são as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei plantar folhas de sonho no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo chão
E as raízes procurar, procurar
Mas as pessoas na sala de jantar, essas as pessoas na sala de jantar
São as pessoas na sala de jantar, mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Eu quis cantar minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no lar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar, são as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei fazer de puro aço luminoso punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas na sala de jantar, são as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei plantar folhas de sonho no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo chão
E as raízes procurar, procurar
Mas as pessoas na sala de jantar, essas as pessoas na sala de jantar
São as pessoas na sala de jantar, mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Eu quis cantar minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no lar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar, são as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei fazer de puro aço luminoso punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas na sala de jantar, são as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei plantar folhas de sonho no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo chão
E as raízes procurar, procurar
Mas as pessoas na sala de jantar, essas as pessoas na sala de jantar
São as pessoas na sala de jantar, mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Eu quis cantar minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no lar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar, são as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei fazer de puro aço luminoso punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas na sala de jantar, são as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
Mandei plantar folhas de sonho no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo chão
E as raízes procurar, procurar
Mas as pessoas na sala de jantar, essas as pessoas na sala de jantar
São as pessoas na sala de jantar, mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer
==============================
'panis et circenses' - gilberto gil
PANIS ET CIRCENSES
(Caetano
Veloso e Gilberto Gil)
I want to sing my song sun-lit
I released the rags on the masts in the home
I dropped the Tigers and Lions in backyards
But people in the dining room, are people in the
dining room
Are occupied in birth and death
I had to bright steel dagger
To kill my baby and kill
At five o'clock in the Central Avenue
But people in the dining room, are people in the
dining room
Are occupied in birth and death
Sent to plant leaves of dream in the garden of the Manor
The leaves know look for ground
And the roots search, search
But people in the dining room, these people in the
dining room
Are people in the dining room, but people in the
dining room
Are occupied in birth and death
I want to sing my song sun-lit
I released the rags on the masts in the home
I dropped the Tigers and Lions in backyards
But people in the dining room, are people in the
dining room
Are occupied in birth and death
I had to bright steel dagger
To kill my baby and kill
At five o'clock in the central Avenue
But people in the dining room, are people in the
dining room
Are occupied in birth and death
Sent to plant leaves of dream in the garden of the
Manor
The leaves know look for ground
And the roots search, search
But people in the dining room, these people in the
dining room
Are people in the dining room, but people in the
dining room
Are occupied in birth and death
![]() |
origem: site tropicália |
(translation below)
(projeto
de ana de oliveira – project of ana de oliveira)
movimento
![]() |
origem: site tropicália |
O Tropicalismo foi um
movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura
brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes formaram um grande coletivo,
cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil,
além das participações da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da
banda Mutantes, e do maestro Rogério Duprat. A cantora Nara Leão e os letristas
José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o
artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais
mentores intelectuais. Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no
meio musical brasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da
“qualidade musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições
tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda. Contra essas
tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuram universalizar a
linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock,
a psicodelia e a guitarra elétrica. Ao mesmo tempo, sintonizaram a eletricidade
com as informações da vanguarda erudita por meio dos inovadores arranjos de
maestros como Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzela. Ao unir o
popular, o pop e o experimentalismo estético, as idéias tropicalistas acabaram
impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.
movement
![]() |
origem: site tropicália |
Tropicalism
movement was a movement to break that shook the environment of popular music
and Brazilian culture between 1967 and 1968. Participants formed a large
collective, whose highlights were the singer-songwriters Caetano Veloso and
Gilberto Gil, in addition to the participation of the singer Gal Costa and the
singer-songwriter Tom Zé, mutants, and band conductor Rogério Duprat. The
singer Nara Leão and lyricists José Carlos Capinan and Torquato Neto completed
the group, which also had the graphic artist, composer and poet Rogério Duarte
as one of its main intellectual mentors. The tropicalistas took a historic step
forward in the music business. Brazilian music New pós-Bossa and the definition
of "quality" in the country were increasingly dominated by the traditional
nationalist movements or positions linked to the left. Against these trends,
the Bahian group and its employees seeking to universalize the language of
BRAZILIAN POPULAR MUSIC, incorporating elements of global youth culture, such
as rock, psychedelia and the electric guitar. At the same time, tuned in to
electricity with the classical Vanguard information through innovative
arrangements of conductors such as Rogério Duprat, Julio Medaglia and Damiano
Cozzela. To join the popular pop and experimentalism, the tropicalists ideas
ended up propelling the modernization not only of music, but of their own
national culture.
importante:
gilberto gil sobre o movimento tropicalista - hotsite livro tropicália ou panis et circencis
important:
gilberto gil on the
tropicalist movement - hotsite tropicália or panis et circencis book
in:
avant-garde
na bahia (translation below)
![]() |
origem: site tropicália |
No final da década de
cinqüenta e início da década de sessenta, a cidade de Salvador passou por uma
série de transformações que marcariam definitivamente a sua história cultural
e, de forma mais ampla, de todo País. Tais transformações teriam, anos mais
tarde, conseqüências diretas em movimentos como o Cinema Novo e o Tropicalismo.
O principal motor dessas transformações foram as experiências revolucionárias
ocorridas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A reforma instalada pelo
visionário reitor Edgard Santos proporcionou uma renovação profunda na vida
cultural da cidade e gerou uma nova leva de intelectuais e criadores, cujas
obras permanecem até hoje instigantes e inovadoras. A partir do planejamento e
dos esforços de seu reitor, a reforma da UFBA trouxe para os seus estudantes
novas perspectivas em áreas como a Música, o Teatro, a Filosofia, a História,
as Artes e a Dança.
avant-garde in bahia
![]() |
origem: site tropicália |
At the end of the fifties and the early sixties, the
city of Salvador went through a series of transformations that definitely would
mark its cultural history and, more broadly, of every country. Such changes
would, years later, direct consequences in movements such as the Cinema Novo
and the Tropicalismo. The main driver for these changes were revolutionary
experiences that occurred at the Federal University of Bahia (UFBA). The reform
installed by visionary Dean Edgard Santos provided a profound renewal in the
cultural life of the city and generated a new batch of intellectuals and
creators, whose works remain until today exciting and innovative. From the
planning and the efforts of its Rector, the reform of the UFBA brought to their
students new perspectives in areas such as Music, theater, Philosophy, History,
the arts and Dance.