fonte: sua pesquisa |
seria
sobre velazquez, mas...
(translation below)
michael foucault lançou
mão da pintura de velazquez, “as meninas”, ou “infanta margarida”,
como querem algumas pessoas, para engendrar a discussão sobre os diversos
contextos inseridos em dados contextos culturais coexistentes nas sociedades
humanas.
fonte:velazquez.org |
no
estudo, “as palavras e as coisas”, ele
interpreta a obra artística “filosoficamente”, mas, de uma maneira muito
peculiar, que vem sendo usada para as mais “tortas” interpretações sociológicas
que tanto renderam, e ainda “rendem”, às ciências humanas o pesado encargo das
ideologias. que não é ciência, de acordo
com marx: ‘ideologia não é ciência’.
de
forma bem sucinta, esse estudo de foucault, nos primeiros capítulos, demonstra
que o que se vê, nem sempre representa os fatos por si só. cada ângulo de uma
coisa pode ser visto de várias maneiras diferentes, ou melhor, ‘interpretados’,
como quer, exige a sociologia, ‘enquanto sociologia’. e, sabemos que o termo “enquanto”,
se refere a algo que passa em dado momento, entretanto, não chega a se
concretizar. “enquanto”, é palavra que dá significado ao momento, e não à
concretização e à afirmação das coisas.
o
que demonstra, o quanto os “infantes” adeptos de comte (sociólogas e
sociólogos), quando se apropriaram desse termo ‘enquanto’, e o repetem
incansavelmente, não percebem que, enquanto
se ofertam ao mundo como “donos” do axioma das ciências humanas (como se isso
fosse possível), mais se confirmam como meros ideólogos fantasiosos do
positivismo, como ‘pregou’ o augusto
comte, um elemento que imaginou possível o rebaixamento da filosofia. a “mãe” de todas. o método das ciências humanas. ao se ler
a biografia de comte, torna-se até compreensível sua dor, pois passava por problemas
emocionais graves... estas palavras escritas, não deixam de reconhecer a
contribuição de comte à filosofia, e às humanidades.
fonte: velazquez.org |
os
estudos de foucault, são preciosos. vieram acrescentar ao escopo filosófico
novas diretivas aos conceitos de poder. de fato, todos os seres humanos têm sua
cota de poder, e podem e devem interagir de modo a modificar, ou não, aspectos
culturais que permeiam as sociedades as quais fazem parte. de preferência, que
seja de acordo com seus interesses, e não das ideologias de elementos
estrangeiros ou nacionais, que porventura venham a ditar regras de como ser e
viver em sua própria sociedade. afinal, quem ‘precisa’ de novas identidades,
são pessoas que se veem como ‘ninguém’, ou então o batmam.
enquanto
a reflexão se apresenta com este texto, acessem os sites abaixo, e leiam sobre
velazquez vejam suas obras.
(português)
would be about velazquez, but ...
michael foucault released the hand painting of velazquez, "the girls", or "infant marguerite", how can some people, to foster the discussion on the various
contexts inserted into data coexisting cultural contexts in
human societies.
fonte: google |
in the study, "words and things", he interprets
the work of art "philosophically", but in a peculiar way,
which has been used for the more "pies" sociological interpretations
that both surrendered, and even "yield", the
human sciences the heavy burden of ideology. that's not
science, according to marx: ' ideology is
not science '.
very succinct, that foucault's study, in
the early chapters, demonstrates that what you see, not
always represents the facts for themselves. every angle of a thing can
be seen in several different ways, or better, ' interpreted ',
however, requires the sociology, while sociology . and, we
know that the word "while" refers to something going
on at some point, however, is not enough to achieve. "while" is
the word that gives meaning to the moment, not the
implementation and the affirmation of things.
which shows how the "infants" supporters
of comte (sociologists), when appropriated that term ' while ', and the repeated tirelessly, don't
realize that, while they offer the world as "owners" of
the axiom of humanities (as if that were
possible), more are confirmed as mere fanciful ideologues of
positivism, as ' preached ' augusto comte, an element that imagined possible relegation of
philosophy. the "mother of all”.
the method of humanities. to read the biography of comte, becomes comprehensible, even as
it passed through severe emotional issues ... these words
written, do not fail to recognize the contribution of comte to
philosophy, and the humanities.
fonte: velazquez.org |
foucault studies, are
precious. came to add to the philosophical scope new
policies to the concepts of power. in fact, all human
beings have their share of power, and can and must
interact in order to modify or not, cultural aspects that
permeate societies which are part. preferably, that is according
to their interests, and not the foreign elements or
national ideologies, that may come to dictate rules on
how to be and live in their own society. after all, who ' need ' of new
identities, are people who perceive themselves as ' nobody ', or the batman.
while the reflection is
presented with this text, to access the sites below, and
read about velazquez see his works.
http://www.diego-velazquez.org/ (english)
ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 02/01/2016