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SERIA SOBRE VELAZQUEZ, MAS...

fonte: sua pesquisa



seria sobre velazquez, mas...

(translation below)

michael foucault lançou mão da pintura de velazquez, “as meninas”, ou “infanta margarida”, como querem algumas pessoas, para engendrar a discussão sobre os diversos contextos inseridos em dados contextos culturais coexistentes nas sociedades humanas.

fonte:velazquez.org
no estudo, “as palavras e as coisas”, ele interpreta a obra artística “filosoficamente”, mas, de uma maneira muito peculiar, que vem sendo usada para as mais “tortas” interpretações sociológicas que tanto renderam, e ainda “rendem”, às ciências humanas o pesado encargo das ideologias. que não é ciência, de acordo com marx: ‘ideologia não é ciência’.

de forma bem sucinta, esse estudo de foucault, nos primeiros capítulos, demonstra que o que se vê, nem sempre representa os fatos por si só. cada ângulo de uma coisa pode ser visto de várias maneiras diferentes, ou melhor, ‘interpretados’, como quer, exige a sociologia, ‘enquanto sociologia’. e, sabemos que o termo “enquanto”, se refere a algo que passa em dado momento, entretanto, não chega a se concretizar. “enquanto”, é palavra que dá significado ao momento, e não à concretização e à afirmação das coisas.

o que demonstra, o quanto os “infantes” adeptos de comte (sociólogas e sociólogos), quando se apropriaram desse termo ‘enquanto’, e o repetem incansavelmente, não percebem que, enquanto se ofertam ao mundo como “donos” do axioma das ciências humanas (como se isso fosse possível), mais se confirmam como meros ideólogos fantasiosos do positivismo, como ‘pregou’ o augusto comte, um elemento que imaginou possível o rebaixamento da filosofia. a “mãe” de todas. o método das ciências humanas. ao se ler a biografia de comte, torna-se até compreensível sua dor, pois passava por problemas emocionais graves... estas palavras escritas, não deixam de reconhecer a contribuição de comte à filosofia, e às humanidades.

fonte: velazquez.org
os estudos de foucault, são preciosos. vieram acrescentar ao escopo filosófico novas diretivas aos conceitos de poder. de fato, todos os seres humanos têm sua cota de poder, e podem e devem interagir de modo a modificar, ou não, aspectos culturais que permeiam as sociedades as quais fazem parte. de preferência, que seja de acordo com seus interesses, e não das ideologias de elementos estrangeiros ou nacionais, que porventura venham a ditar regras de como ser e viver em sua própria sociedade. afinal, quem ‘precisa’ de novas identidades, são pessoas que se veem como ‘ninguém’, ou então o batmam.

enquanto a reflexão se apresenta com este texto, acessem os sites abaixo, e leiam sobre velazquez vejam suas obras.


(português)



would be about velazquez, but ...


michael foucault released the hand painting of velazquez"the girls", or "infant marguerite", how can some people, to foster the discussion on the various contexts inserted into data coexisting cultural contexts in human societies.

fonte: google
in the study, "words and things", he interprets the work of art "philosophically", but in a peculiar way, which has been used for the more "pies" sociological interpretations that both surrendered, and even "yield", the human sciences the heavy burden of ideology. that's not science, according to marx: ' ideology is not science '.

very succinct, that foucault's study, in the early chapters, demonstrates that what you see, not always represents the facts for themselves. every angle of a thing can be seen in several different ways, or better, ' interpreted ', however, requires the sociology, while sociology . and, we know that the word  "while" refers to something going on at some point,  however, is not enough to achieve.  "while" is the word that gives meaning to the moment, not the implementation and the affirmation of things.

which shows how the "infants" supporters of comte (sociologists), when appropriated that term ' while ', and the repeated tirelessly, don't realize that, while they offer the world as "owners" of the axiom of humanities (as if that were possible), more are confirmed as mere fanciful ideologues of positivism,  as ' preached ' augusto comte,  an element that imagined possible relegation of philosophy.  the "mother of all”. the method of humanities. to read the biography of comte, becomes comprehensible, even as it passed through severe emotional issues ...  these words written, do not fail to recognize the contribution of comte to philosophy, and the humanities.

fonte: velazquez.org
foucault studies, are precious. came to add to the philosophical scope new policies to the concepts of power. in fact, all human beings have their share of power, and can and must interact in order to modify or not, cultural aspects that permeate societies which are part. preferably, that is according to their interests, and not the foreign elements or national ideologies, that may come to dictate rules on how to be and live in their own society. after all, who ' need ' of new identities, are people who perceive themselves as ' nobody ', or the batman.

while the reflection is presented with this text, to access the sites below, and read about velazquez see his works.



ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 02/01/2016