... também, por experimentação, estudo e aprendizagem.
qual o seu desejo?
"proibida a reprodução por motivos comerciais, não comerciais, e o 'diabo a quatro'..."
colagens, na arte, antes de quaisquer coisas, servem para suprir certas deficiências do ser humaninho imberbe, seja em crianças e jovens com dificuldade de aprendizagem (atualmente chamam isso de arte-terapia), seja em crianças durante seus primeiros anos de aprendizagem, visando ensinar e, ou, complementar conhecimentos sobre cores, espaço, direção, dimensionamento, volumetria, e demais. mas, reparem que, durante os primórdios do cubismo, tanto picasso, quanto braque, utilizaram essa técnica artística em algumas suas obras.
a importância de experimentar elementos, e, ou, técnicas mais "simples" , para quem lida com quaisquer representações artísticas, reside, em primeiro lugar, em aprender mesmo, seja em qual nível for, assim como as crianças, ou, jovens com dificuldades de aprendizagem. não somos tão diferentes assim. em segundo lugar, porque a colagem é um meio eficiente de testar perspectivas sobre os trabalhos presente ou futuro a serem desenvolvidos.
o uso da técnica colagem, permite o erro, possibilita a testagem e usufruto de técnicas dentro de outras técnicas. de materiais em conjunto com outros materiais. por exemplo a fotografia com um pontilhado à nanquim. pastel a óleo com recortes de jornais, ou, com fotografias 'descartáveis' a partir das imagens em movimento do jornalismo televisivo, uso de tecidos, papéis recortados, e o que mais vier. pois, "é tudo da lei". isso não é exatamente sobre crowley não. ou será?!!.
as colagens mostradas aqui são resultantes de uma gostosa brincadeira, na época experimentada por ângela frança de brito em anos atrás. reparem que materiais diferentes, alguns até mesmo considerados antagônicos, foram reunidos em um espaço (papel a3 e a4). com fotografias de autoria própria, flagradas em jornais televisivos, (como a da summit g20 london 2009), tecidos, recortes de revistas, algumas compradas especialmente para serem recortadas e coladas. isso foi muuiito legal!. observem que as flores fotografadas são artificiais, e também naturais. flores mortas. imagens de rapazes mortos...
todo trabalho preparatório feito, tão somente, com o objetivo de experimentar, brincar e aprender.
ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 13/05/2022