Advertisement

SOM DO UNIVERSO - PINTURA - A OMELETE??!


expectativa, ou, algo viável, probabilístico, que poderá ser realizado, quiçá, algo esperançoso vs. realidade, ou, real, verdadeiro, efetivo, em muitas ocasiões, sincero, o que se realiza certamente, e etc., etc., etc.

bem, como podemos ver, logo adiante, o "som do universo", que pretendia ser uma pintura com medidas acima de um metro, talvez um metro e meio, em um retângulo de ouro, foi devidamente defenestrado. o 'algo esperançoso' teve que ceder lugar ao verdadeiro motivo de, na ocasião da compra das telas, as medidas 'ideais' terem terminado. ou seja: a loja "tinha, mas, acabou".

nessa incessante luta da pintora, pelo 'melhor', a criatura passou pela fase da negação "oh!! como pintarei o universo em medidas tão pequenas?"; à frustração, e finalmente, à aceitação: "quem não tem tu, vai tu mesmo!". e, eis que o 'universo' resultante, é o oposto do universo em expansão. está encolhendo... comprimindo... até se tornar o 'pitututinho' abaixo.

como se não fosse o suficiente, tamanho "sofrimento", a pintora ainda teve que escutar de um ser que a considera e ama, palavras "diletas" sobre o quadro, enquanto placidamente secava, algo aproximado do seguinte questionamento: "... e esse omelete aí?!". ohhh!!! quanto horror! depois de tanto sacrifício, escutar tal barbaridade!.

mentira!  horror coisa nenhuma. adorei essa visão sobre a forma criada na obra "som do universo", afinal, a arte é para ser apreciada de acordo com os olhos de quem a vê. em geral é diverso, bem como, uma mesma pessoa, em outra ocasião poderá, por vezes, perceber esse mesmo trabalho de uma outra forma. isso é muito bom!.

provavelmente, esse trabalho deverá ser pintado em tamanho maior, quem sabe obtenha um "som do universo", mais condigno com a grandiosidade do universo verdadeiro?! mas, por enquanto, é o que temos hoje. portanto, não reclamem, e,  recebam!.

 






ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 14/09/2022