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GRUPO GANHADEIRAS DE ITAPUÃ


fonte: ganhadeiras de itapuã blog



GRUPO GANHADEIRAS DE ITAPUÃ - HISTÓRIA   (translation below)

Esta iniciativa cultural surgiu em março de 2004, nos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Mariinha, onde um grupo de pessoas motivadas pelo interesse no fortalecimento da identidade cultural de Itapuã se reunia semanalmente para trocar informações sobre as antigas tradições do lugar. As principais conseqüências daquelas rodas de conversa e samba, foram: a compilação de um repertório de cantigas e sambas de roda e a criação do grupo AS GANHADEIRAS DE ITAPUÃ.

O grupo conta com a participação de 10 crianças, 06 músicos  - que tocam instrumentos de
fonte: google
corda e percussão -  e mais 17 senhoras (Cantadeiras, Ganhadeiras, Lavadeiras)   que com suas vozes de tom muito peculiar  encantam os ouvintes a cada apresentação realizada. As componentes do grupo são pessoas que conhecem bem a história deste poético bairro, pois elas trazem na memória o registro de uma vida onde reflete toda a intensidade do Sol e da Praia de Itapuã, das Dunas e Lagoas do Abaeté, dos Cajueiros, Cambuis, Mangabeiras, Gajirus e Araçazeiros de frutos e sombras deliciosos e confortantes. Povo que na peleja do dia-a-dia nunca esquece de, ao seu modo, louvar o divino e festejar a vida nesta terra encantada.

Assim, pois surgiu o grupo AS GANHADEIRAS DE ITAPUÃ, batizado com este nome em homenagem às mulheres que no século XIX e inicio do século XX compravam os peixes na mão dos pescadores locais, tratavam, empalhavam, e saiam com seus balaios a pé (pois não havia estradas na época) até o centro da cidade de Salvador para venderem os seus produtos e ganhar o sustento da família. O grupo tem como objetivo principal trazer à tona toda a riqueza desta identidade cultural, proporcionando à comunidade e aos visitantes, momentos de intensa alegria, fortalecendo a tradição das festas populares do bairro, e levar a cultura de Itapuã para outros lugares do Brasil e do mundo, participando de eventos onde se celebra a diversidade cultural e a autodeterminação dos povos.




GANHADEIRAS DE ITAPUÃ GROUP- HISTORY

source: google
This cultural initiative emerged in March 2004, on the terraces of the houses of Dona Cabocla and Dona Mariinha, where a group of people motivated by interest in strengthening the cultural identity of Itapuã met weekly to exchange information about the ancient traditions of the place. The main consequences of those wheels ofconversation and samba, were: the compilation of a directory of songs and sambas de roda and the creation of the GANHADEIRAS  of ITAPUÃ GROUP.

The group with the participation of 10 children, 06-musicians who play stringed instruments and percussion-and more 17 ladies (Chanters, Ganhadeiras, Washerwomen) which with its peculiar tone voices enchant the listeners every presentation made. The components of the group are people who know the history of this poetic neighborhood, because they bring in memory the record of a life wherereflects all the intensity of the Sun and the Itapuã Beach, the dunes and Lagoons ofAbaeté, of cashew trees, Cambuis, Mangabeiras, Gajirus and Araçazeiros of fruits anddelicious and comforting shadows. People in the battle of the day-to day never forgets to, your way, praise the divine and celebrate life in this enchanting land.

So, as the group the ITAPUàGANHADEIRAS, baptized with this name in tribute to the women who in the 19th century and beginning of the 20th century bought the fish in the hands of local fishermen, to stuff, and come out with their baskets (because there were no roads at the time) to the city centre of Salvador to sell their product sand earn the livelihood of the family. The Group has as main objective to bring up all the wealth of this cultural identity, providing the community and its visitors, momentsof intense joy, strengthening the tradition of popular festivals of the neighbourhood,and take the culture of Itapuã to other places of Brazil and the world, participating inevents where you celebrate the cultural diversity and self-determination of peoples.



cd completo - escutar - to  listen

<<Grupo As Ganhadeiras de Itapuã é premiado no Theatro Municipal do RJ
Na noite de quarta-feira, 10, o grupo As Ganhadeiras de Itapuã brilhou no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O Prêmio da Música Brasileira elegeu o conjunto como melhor grupo regional. Com pouco mais de dez anos de história, as Ganhadeiras já receberam troféus locais do Prêmio Caymmi de Música, na categoria de melhor produção de show; e do Festival de Música Ilimitada, eleitas pelo voto popular.

The Ganhadeiras  of Itapuã Group is awarded at the Theatro Municipal  RJ
On Wednesday night, 10, the Group The Itapuã Ganhadeiras shone on the stage of the Theatro Municipal do Rio de Janeiro. The Brazilian music award elected Assembly asbest regional group. With little more than ten years of history, the Ganhadeiras have received local Awards trophies Caymmi, music in the category for best showproduction; and Unlimited Music Festival, elected by popular vote.






fonte: vertentes ufba

ITAPUÃ - BAIRRO   (translation below)

A origem do nome Itapuã vem da língua tupi e tem como significado "pedra que ronca", moradores antigos relatam que existia uma pedra que, antes de se partir, roncava na maré vazante. Localizada em uma espécie de enseada formada por águas límpidas, o bairro de Itapuã tem o mar tranquilo e uma orla repleta de coqueiros. Sabe-se que, antigamente, existia uma pequena vila de pescadores que exploravam a pesca da baleia, para produzir óleo refinado, o qual era utilizado na iluminação pública.

Na década de 50, Itapuã era apenas uma colônia de pescadores em uma região afastada do centro de Salvador (cerca de vinte e cinco quilômetros). Itapuã está situada após o bairro de Piatã e faz limite com o município de Lauro de Freitas. A parte mais antiga do bairro é onde se encontra a estátua da Sereia de Itapuã, monumento construído pelo artista plástico Mario Cravo em homenagem aos pescadores e aos elementos que identificam o mar, localizado no cruzamento entre as Avenidas Otavio Mangabeira, Dorival Caymmi e a Rua Aristides Milton.

Em Itapuã encontramos o Parque Metropolitano do Abaeté, inaugurado em 03 de setembro de 1993, situado dentro de uma área de proteção ambiental, com cerca de 12 mil metros quadrados, e é onde se encontra a mais famosa lagoa de águas escuras da cidade: a Lagoa do Abaeté ou "lagoa tenebrosa", nome de origem indígena, supostamente tupi. Antes, as pessoas do bairro a usavam para pescar e lavar roupas, hoje, com o incentivo à preservação do meio ambiente, os moradores "sobrevivem" com o turismo. Todavia, praticantes do candomblé ainda utilizam a Lagoa do Abaeté em cultos religiosos, prática bastante antiga. Aliás, um aspecto peculiar do bairro de Itapuã são as manifestações religiosas e culturais existentes.

A Lavagem de Itapuã é um momento particular para o bairro: caracteriza-se por representar a cultura de massa vigente, com valores hegemônicos impostos por grupos sociais específicos em frente à Igreja da Nossa Senhora da Conceição. As portas da Igreja ficam fechadas, enquanto os adeptos da fé sincrética fazem uma "faxina espiritual" na entrada do prédio. Nos últimos anos, a festa foi "modernizada" com uma vasta fila de trios elétricos, que começaram a dar início, desta forma, à abertura do carnaval de Salvador.

Hoje, as festas de Itapuã são acompanhadas da violência e da venda de drogas ilícitas. Os noticiários sempre mostram agressões e mortes entre policiais e bandidos, onde quase sempre os moradores do bairro são as maiores vítimas. Aqui, vale ressaltar que a maioria da população residente em Itapuã pode ser caracterizada como de baixa renda.

Para defesa da manifestação cultural de seus moradores, originaram-se em Itapuã blocos negros, como o bloco afro Malê Debalê, o grupo As Ganhadeiras de Itapuã, a Festa da Baleia, além de apresentações de grupos de capoeira e o fortalecimento do candomblé como identidade religiosa do bairro.




ITAPUÃ - NEIGHBORHOOD

The origin of the name comes from the tupi language Itapuã and meaning "stone who snores," old residents report that there was a stone that, before leaving, he snored at low tide. Located in a Cove formed by clear waters,  Itapuã  neighbourhood has the sea quiet and a shoreline full of coconut trees. It is known that in the old days, there was as mall fishing village that exploited the whaling, to produce refined oil, which was used in street lighting.

In the 50, Itapuã was just a colony of fishermen in a region away from the center of Salvador (about 25 km). Itapuã lies after the neighborhood of Piatã and makesboundary with the municipality of Lauro de Freitas. The oldest part of the neighborhood is where you will find the statue of a mermaid of Itapuã, monument built by the artist  Mario Cravo  in tribute to fishermen and to the elements that identify the sea, located at the intersection of the avenues Otavio Mangabeira, Dorival Caymmi and Street Aristides Milton.

source: vertentes ufba
In Itapuã found the Abaeté Metropolitan Park, opened in September 1993,03, situated in an area of environmental protection, with about of 12 1000 square meters, and is where you will find the most famous dark waters of the lagoon city: Lagoa do Abaeté or "dark lagoon", name of indigenous origin, supposedly tupi. Before, people from the neighborhood used to fish and wash clothes, today, with the encouragement of environmental preservation, the residents  "survive"  with  tourism.  However, practitioners of candomblé still use the Abaeté Lagoon in religious cults, practice quite old. In fact, a peculiar aspect of the  neighbourhood of Itapuã are religious and cultural manifestations.

Itapuã laundering is a particular time for the neighborhood: characterized by represent mass culture, with hegemonic values imposed by specific social groups in front of the Church of Nossa Senhora da Conceição. The doors of the Church are closed, while the followers of the syncretic faith make a "spiritual cleaning" at the entrance of the building. In recent years, the party has been "modernized" with a wide row of trios, which began to initiate, in this way, the opening of the Carnival of Salvador.

Today, the feasts of Itapuã are accompanied by violence and the sale of illicit drugs. The news always show assaults and deaths among cops and robbers, where almost always the residents of the neighborhood are the biggest victims. Here, it is worth mentioning that most of the population residing in Itapuã can be characterized as low in come.

To defend the cultural manifestation of its residents, originated in Itapuã black blocks, such as Malê Debalê afro block,  The Ganhadeiras  of Itapuã Group,  Whale's Party, as well as presentations of groups of capoeira and the strengthening of candomblé  as religious identity of the neighborhood.


ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 27/02/2016