Advertisement

PESSOAS MORTAS (FOTOGRAFIA)- ESTADO DE DIREITO NO BRASIL

 

ângela frança de brito - fotografia - 2009



eis que em um belo dia, pensei reviver as colagens que fazia na infância. fazer outra vez. mas, o "diabo" do desejo é forte demais. o desejo de fazer coisas diferente das coisas realizadas anteriormente. então, resolvi que recriaria colagens do meu jeito.

lembram-se da experimentação fotográfica com uma câmera de celular de 02 mpxl? (dois, sim! dois megapixels!), o resultado é essa fotografia aí, já revelada e assinada. o que não sabem, é que,  a série de  colagens foi realizada por meio de uma espécie de performance  (postumamente mostrarei outro trabalho que ilustrará, com mestria, o feito), pois, vivi cada momento do processo. 

sempre, ou quase, fotografo coisas, que para outrens podem ser consideradas irrelevantes. o faço, porque curto, mas também, porque penso que poderão  ser usadas em alguma criação artística. então, naquele momento:

01- primeiro, lembrei que tinha fotografado rapazes mortos nos infames jornais da tv. os quais, de uns anos para cá, na bahia, vêm imitando o abominável costume paulista e carioca de evidenciar excessivamente o mal. na época, o estertor me fez registrar as imagens. viram como minhas fotos "insignificantes e aleatórias", em algum momento podem ser úteis?;

02- segundo, reuni vários materiais por sobre a mesa da cozinha, (uma mesa deveras grande, porém, forte e utilitária, uma delícia!), de modo a atender a forma a ser criada;

03- terceiro, dentre esses elementos visuais estavam contidas outras fotos  "liliputianas"  ( ver: viagens de gulliver), entretanto, que se mostraram significantes, ao compor a colagem/fotografia. centros de mesa de crochê; flores artificiais; papel colorido; e, dentre outras coisas "estranhas", um pedaço do vestido midi, (são tão confortáveis!), o qual, estava usando no momento da composição. meti-lhe a tesoura, arranquei um pedaço, e, "tchanram!!", ei-lo na colagem/fotografia.

bem, teria outros detalhes a acrescentar sobre as etapas desse processo. iihh!! creio que me perdi do discurso inicial desse texto... huumm... talvez, porque subconscientemente  todo esse trabalho 'textuoso', seja,

 

 para  demonstrar a infame combinação de livrar, desgraçados políticos partidários, empresários, milicos, e outros, das amarras da lei. o que, "reza a lenda", já está em combinação imunda, por parte do congresso nacional brasileiro. essas pessoas "não passarão!".

 

o que está exposto acima é sobre arte?. não?.

então, apoio, veementemente, a todas as pessoas incomodadas com a minha falta de "flu-flu", a saírem correndo de arteparatodomundover, e tornarem-se mais "fluflurentamente" indignadas ao acessarem filosofia e política  clicando no link: 

https://informacoes-legais.tumblr.com/post/702351731646939136/sobre-o-estado-de-direito-anistia-nunca-mais 

podem xingar arteparatodomundover somente não permitam tais horrores morrerem e serem enterrados na vala do esquecimento. 

 não esquecerei!.

ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 30/11/2022


cliquem e leiam as primeiras páginas do livro: 

também em: 

https://www.amazon.com.br/Cr%C3%B4nicas-S%C3%A3o-Salvador-Bahia-S%C3%A9culo/dp/8592136504