Advertisement

8 DE DEZEMBRO, A POETA, A FESTA

 

ângela frança de brito - outeiro -2022 -  fragmento

"mais alto, sim! 

mais alto!" 

mais alto! querida florbela espanca, minha poeta da adolescência e da velhice e da eternidade...


essa mulher resolveu ir embora na mesma data em que surgiu no mundo, em 8 de dezembro, não à toa seu amado pai a chamou 'florbela da conceição espanca' 

https://www.pensador.com/autor/florbela_espanca/biografia/


Mais Alto                                                         

Florbela Espanca

Mais alto, sim! mais alto, mais além
Do sonho, onde morar a dor da vida,
Até sair de mim! Ser a Perdida,
A que se não encontra! Aquela a quem

O mundo não conhece por Alguém!
Ser orgulho, ser águia na subida,
Até chegar a ser, entontecida,
Aquela que sonhou o meu desdém!

Mais alto, sim! Mais alto! A Intangível
Turris Ebúrnea erguida nos espaços,
A rutilante luz dum impossível!

Mais alto, sim! Mais alto! Onde couber
O mal da vida dentro dos meus braços,
Dos meus divinos braços de Mulher!

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ph000240.pdf poemas de florbela espanca

eis florbela:


https://www.pensador.com/autor/florbela_espanca/biografia/


A Tua Voz Na Primavera

Manto de seda azul, o céu reflete
Quanta alegria na minha alma vai!
Tenho os meus lábios úmidos: tomai
A flor e o mel que a vida nos promete!

Sinfonia de luz meu corpo não repete
O ritmo e a cor dum mesmo beijo... olhai!
Iguala o sol que sempre às ondas cai,
Sem que a visão dos poentes se complete!

Meus pequeninos seios cor-de-rosa,
Se os roça ou prende a tua mão nervosa,
Têm a firmeza elástica dos gamos...

Para os teus beijos, sensual, flori!
E amendoeira em flor, só ofereço os ramos,
Só me exalto e sou linda para ti!
Florbela Espanca



a festa





clique!


ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 08/12/2022