Advertisement

BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA


origem: folder balé folclórico da bahia


(translation below)
balé folclórico da bahia

“herança sagrada” é a nova montagem da companhia de dança balé folclórico da bahia, considerado pela associação mundial de críticos, como ‘a melhor companhia de dança folclórica do mundo’. ao que, o les progrés, da frança, comenta: ‘viva a bahia! o auditorium maurice ravel foi transfigurado por um balé de flama e furor’.

o balé folclórico da bahia é mais do isso. é uma companhia de dança com vinte e sete anos de existência, mostrando ao mundo aspectos da cultura baiana e brasileira sutis aos olhos de quem vem a essa terra apenas para um rápido e, ou, fútil turismo.

a turnê “herança sagrada”, já foi apresentada nos estados unidos, austrália, frança e outros. em alguns estados do brasil, e, reapresentada no teatro castro alves, (salvador-bahia), em curta temporada, nos dias 24 e 25 de outubro de 2015, a pedidos, após uma apresentação em salvador, no mês de setembro, pois, quando se trata dessa companhia, sempre se quer mais.

‘herança sagrada’ trata do sagrado na religião candomblé, por meio da expressão dos orixás: exú, ogum, iemanjá, oxum, iansã, e outros. a apresentação começa com um carnal exú, em um palco iluminado por uma luz vermelha, a cor representativa deste orixá, seminu, “desafiando” a plateia com um riso sarcástico enquanto, apalpa a genitália, demonstrando às pessoas o quanto é ‘do mundo’, o quanto é conhecedor e afeito  às paixões humanas.  e que plástica do bailarino! simplesmente deliciosa. ai exú “meu bebe”!

a distribuição espacial do corpo de balé lembra o cotidiano de uma metrópole: corrida, cheia e com muitos detalhes. porém, com uma diferença: no caso desse balé, existe uma organização bela, com elegante  geometria colorida e alegre. sim! o balé folclórico da bahia é deveras alegre, um corpo de baile com música poderosa, e figurino cuidadoso, que alia às tradições das vestes ao desenho específico e inovador, que lhe cabe.

as cores, a música, as tradições da bahia, são cantadas por vocais poderosos, afinadíssimos, acompanhados por instrumental potente, que encheu a boa e velha acústica do teatro castro alves do som ‘invasor’ dos sentidos. a música e a coreografia se complementam, com a mistura de dança clássica, moderna, afro religiosa, e dança baiana. é contemporâneo e bom.

quando o balé folclórico da bahia se apresenta em sua terra deixa um misto de delírio, satisfação e saudade do que é belo.


ballet folkloric of bahia

"sacred heritage" is the new assembly of the dance company ballet folkloric of bahia, considered by world wssociation of critics, such as ' the best folk dance company in the world '. to that, the les progrés, of france, comments: ' greetings bahia! the auditorium maurice ravel was transfigured by a ballet of flame and rage '.

the folkloric ballet of bahia is more than that. is a dance company with twenty-sevenyears of existence, showing the world aspects of bahian culture and subtle brazilian in the eyes of those who come to this earth just for a quick and, or futile.

the tour "sacred heritage", has already been presented in the united states, australia, france and others. in some states of brazil, and revived at the teatro castro alves, (salvador, bahia), in a short season,  october, 24 and 25, 2015, requests, after a presentation in salvador, in the month of september, because, when it comes to this company, they always want more.

' sacred heritage ' comes to the sacred in candomblé religion, through the expression of the orishas: exu, ogun, iemanjá, oxum, iansan, and others. the presentation begins with a sexy  exu, in a stage illuminated by a red light, the representative color of this orisha, half-naked, "challenging" the audience with a sarcastic laugh while grabbing his genitals, demonstrating to people how ' the world ', how knowledgeable and wont to human passions. and that dancer plastic! simply delicious. exu "my baby"!

the spatial distribution of the ballet body reminiscent of the daily life of a metropolis: race, full and with many details. However, with a difference: in the case of this ballet, there is a beautiful organization, with elegant colorful and cheerful geometry. yes! the folkloric ballet of bahia is very cheerful, a corps de ballet with powerful music, and costume design, which combines the traditions of the garments to specific and innovative design.

the colors, the music, the traditions of bahia, are sung by powerful vocals, very tuned, accompanied by powerful instrumental that filled the old  teatro castro alves acoustics of sound ' attacker ' of the senses. the music and the choreography complement each other, with the mix of classic, modern dance, afro religious, and bahia dance. is contemporary and good.


when the folkloric ballet of bahia in your earth leaves a mix of delirium, satisfaction and longing for the beautiful.

ângela frança de brito. ssa-ba, 25/10/2015