Advertisement

SAMBA DE RODA - PARTE 2, OU, "O RETORNO"



dona dalva damiana - fonte: google





tá bom!



dona dalva damiana - fonte: google
o arteparatodomundover está cansadinho, cansadinho… portanto, quase não pôde cumprir a promessa de nesta semana, postar + samba de roda. mas, entrementes, não é que vai dar para mostrar um pouquinho mais de coisas?!!

o instituto do patrimônio histórico e artístico nacional (iphan), teve que registrar como patrimônio cultural da humanidade a ser preservado o original, cultural, e gerador de todas as modalidades de samba brasileiro: o samba de roda. o qual, ainda hoje continua a gerar tantos outros como o “samba reggae”, criado pelo percussionista neguinho do samba (já falecido), na bahia, como sempre!, amplamente dado a conhecer mundo afora pelos grupos olodum  e banda didá, esta última, formada somente por mulheres. viva as mulheres!

irmandade da boa morte - fonte; google
apesar do “chororô” carioca, que insiste em alegar que o samba surgiu no rio de janeiro, eles que continuem no ‘mi mi mi’, pois, lá foi criado tão somente uma das modalidades de samba, e ainda assim, sob influência absoluta de mulheres baianas e homens baianos que lá viviam. vide a famosa “tia ciata”. a bahia, berço da civilização brasileira, “fez” o rio, e não o contrário. aliás, a bahia continua a “fazer” o brasil, pelo menos a parte boa desse país. a parte ruim, é “lá eles!”.

tá!

hummm!!! é irresistível falar e escrever o vocábulo ‘tá’, sem completar: “tá bom!”. huh! é um comichão que dá pra falar isso… então:

_ tá bom!

em vias de contradizer a ideologia imposta atualmente de chamar todo mundo no brasil de ‘negro’, (como nos finais do século dezenove e início do século vinte impuseram a ideologia do branco), as ‘mal traçadas’ linhas (esse termo é muito cafona!) de protesto já constantes no texto passado prenderam-se mais em “reclamar”. o texto da postagem passada foi quase um “mi mi mi” também. arre! o arteparatodomundover demonstrando seu alto poder de recuperação, vai mostrar hoje é samba no pé, a verdadeira “nigrinhagem”!! há! há! parafraseando a boa risada do samba de roda de são bras, também do recôncavo baiano.

se quiserem informações mais detalhadas, abaixo constarão sites onde poderão acessá-las. agora, “tô com pressa!”. eita!

samba!!
















ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 22/01/2017









cliquem, e 
"crônicas de são salvador da bahia no século xxi" - autora: ângela frança de brito

leiam!