Advertisement

BEL BORBA - OLHAR MATERIAL


fonte: época

(translation below)

O artista baiano expõe seu novo trabalho, intitulado “O olhar Material”, durante 40 dias, no Shopping da Bahia.

No mês de março, o Shopping da Bahia vai respirar a arte de uma das personalidades mais queridas e importantes para os baianos. O artista soteropolitano Bel Borba chega ao Shopping com seu novo trabalho, “O Olhar Material” – Com o conceito de reaproveitamento de matérias primas e respeito aos recursos naturais, a exposição traz painéis e diversas esculturas que serão distribuídas em locais do centro de compras. A inauguração da mostra acontece no dia 17 de março, às 19h.

fonte: google
Ao todo, serão mais de 40 esculturas e telas expostas em “O Olhar Material”. Para este trabalho, Bel Borba mais uma vez inova, usando como matéria prima materiais inusitados, como fragmentos de barreiras de plástico de highways americanas, usados na obra “Deusa da Fertilidade” e “Baseball”, e aço proveniente de equipamentos de manutenção de uma plataforma marinha de petróleo, que podem ser vistos nas peças “Maré de Dragão” e “O dia em que terra parou”.

O artista também usa materiais provenientes de locais e objetos que suscitam a memória afetiva dos baianos. O concreto derivado da implosão e demolição do antigo estádio baiano de futebol, Fonte Nova, por exemplo, deu origem às obras “Boa Noite!” e “Aranha Mãe”. A madeira oriunda de fragmentos de saveiro – embarcação tradicional de carga na Bahia antiga, também é usada como matéria prima para as peças. Garrafas pet, fibra de vidro, retalhos de aço e sucata, materiais já tradicionais nas obras de Borba, também foram utilizados para compor as esculturas.

fonte: google
Segundo Borba, a intenção da exposição é incentivar o olhar ecológico no dia a dia, sensibilizando as pessoas a reaproveitarem tudo que possa ser reutilizado. Além de obras inéditas, o artista apresenta também coleções que já foram expostas em museus, parques e galerias de vários lugares do mundo, como na Times Square, em Manhattan, na Bienal de Esculturas de Montreux, na Suíça, e no parque Ibirapuera, em São Paulo.





The Bahian artist exposes her new work, titled "the look", during 40 days, at the Mall of Bahia.

In March, the center of Bahia will breathe the art of one of the most beloved and important personalities to the Bahia. The artist Bel Borba soteropolitano arrives at the mall with his new work, "the look" – With the concept of reuse of raw materials and natural resources, the exhibition brings panels and various sculptures that will be distributed in the local shopping centre. The inauguration of the show happens on the day 17 March at 7:00 pm.

source: google
In all, more than 40 sculptures and canvases exhibited in "the look". For this work, Bel Borba once again breaks new ground by using unusual materials as raw material, like fragments of plastic barriers of highways, used in "Goddess of Fertility" and "Baseball", and steel from maintenance equipment of a marine oil platform, which can be seen in "Dragon Tide" and "the day the Earth stopped".

The artist also uses local material and objects of the affective memory of Bahia. The concrete derivative of implosion and demolition of the old stadium bahian, new source, for example, gave rise to works "good night!" and "Spider Mom". The wood from fragments of sloop-traditional cargo vessel Bahia ancient, is also used as a raw material for the parts. Pet bottles, glass fiber, scrap and scrap steel, traditional materials in the works of Borba, were also used to form sculptures.

source: google
According to Borba, the intention of the exhibition is to encourage ecological look on a daily basis, raising people to reuse everything that can be reused. In addition to unpublished works, the artist also presents collections that have been exhibited in museums, parks and galleries from all over the world, like in Times Square, in Manhattan, at the Biennale of sculpture in Montreux, Switzerland, and in Ibirapuera Park in São Paulo.




ângela frança de brito. salvador-bahia-brasil, 19/03/2016